Sustentação Tributária

A quantidade de tributos existentes e o número de normas publicadas para disciplinar a matéria tributária tornam cada vez mais difícil o acompanhamento da legislação e o cumprimento das obrigações. Aliado a isso, a implantação do SPED trouxe inovações na forma de emissão das notas fiscais, apuração dos impostos e apresentação das obrigações acessórias.

Para que a companhia se mantenha alinhada com todas estas mudanças sem perder o foco nos processos diários do negócio, é importante estar amparado por serviços de apoio especializados para lhe dar embasamento nas decisões estratégicas e operacionais da empresa. Diante desse contexto, onde o volume de informação é maior do que podemos assimilar, surge o nosso conceito de sustentação tributária, conforme você pode conferir abaixo:

Sistema Synchro

Concebidas para assegurar confiabilidade e performance, as soluções SYNCHRO fazem uso de tecnologias reconhecidas pelo mercado, integradas de forma transparente aos principais ERP’s, seja no ambiente WEB ou cliente-servidor. A GESIF é parceira Synchro na implementação dos sistemas e em todo processo de sustentação do ambiente produtivo. Conheça mais sobre a Synchro.

Instalação do Sistema e Atualização de Versões

Dadas as diversas alterações tributárias e novos projetos do FISCO, manter os sistemas fiscais devidamente atualizados e aderentes ao atendimento às demandas se torna uma necessidade constante. O objetivo deste serviço é tornar a gestão de atualizações das aplicações Synchro e sua implementação uma tarefa de fácil gestão para as equipes de TI e Fiscal das empresas, garantindo eficácia nos processos executados e alta performance para a solução fiscal.


Manter sua instalação atualizada
Garantir funcionamento adequado da aplicação
Garantir aderência das customizações
Liberar equipe de TI para outras atividades


Disponibilizar acesso a Banco de Dados e aplicação
Manter backup do ambiente de Produção


Testes de homologação serão feitos pela equipe do cliente

Controle de Versão e Atualização das Obrigações

Da mesma forma que possuir uma solução fiscal diferenciada é importante, mantê-la atualizada é um fator determinante para o sucesso nas entregas fiscais e contábeis. A Gesif auxilia você neste processo, garantindo agilidade no processo de atualização e confiabilidade para sua empresa se focar na apuração e na qualidade dos dados apresentados.


Controle apenas das obrigações relativas ao seu negócio
Garantia de aderência às mudanças legais
Redução de abertura de chamados na Synchro
Segurança para equipe fiscal que a aplicação está compliance


Aprovação da Equipe fiscal para atualizar
Tempo hábil para aplicar em homologação


Liberação pela Synchro muito próxima da entrega da obrigação

Configuração e Parametrização do Sistema

Para garantir um alto grau de conformidade legal, sabemos que manter as aplicações fiscais seguindo devidamente o que as alterações propostas pelos FISCOS preveem é necessário e uma atividade executada repetidas vezes no ano. Visto isso, a GESIF elaborou metodologias para manter os parâmetros da solução fiscal Synchro atualizados conforme a demanda de cada cliente.


Agilidade em implementar ou corrigir regras
Otimização do processo de apuração
Segurança em executar as apurações


Solicitação de apoio da equipe fiscal
Descrição da necessidade ou mudança legal


Existência de regra anterior
Conflito entre regras

Apoio aos Chamados Synchro no Mikael

O objetivo do serviço de apoio aos chamados Synchro é garantir para as áreas de TI e Contábil/Fiscal a correta Montagem de evidências para registro de problemas na aplicação, tal como a interação com o Suporte Synchro durante o andamento do chamado. Após a solução do problema em questão ser desenvolvida, realizamos os testes e homologação da solução encaminhada.


Facilidade em informar evidências
Melhor detalhamento do problema
Resposta mais rápida para os chamados devido ao acesso à equipe Synchro
Agilidade no atendimento com forte Interação com equipe Synchro


Detalhar o erro com precisão
Verificar se a versão está atualizada


Não há

Ajustes em Documentos Conforme Solicitação

Para termos garantia de compliance fiscal, sabemos que a correta escrituração fiscal é de extrema importância, demandando eventuais ajustes. Nossa equipe realiza os ajustes (updates) solicitados pelo usuário para correções em campos de documentos já integrados na solução fiscal, propiciando a entrega da informação conforme esperado pela empresa.


Adequar ou corrigir informações para acertar apuração
Garantia de integridade relacional no ambiente Synchro
Agilização no processo na impossibilidade de acerto na origem


Solicitação pelo cliente especificando o objetivo (obrigação)


Alteração de campo-chave no Synchro

Verificação da Integração Legado x Synchro

Um dos pontos mais sensíveis para o correto desempenho da solução fiscal é a integração. Por conta disso, temos expertise na manutenção, configuração e tunning das integrações Synchro (EBS, INFOR, SAP, e sistemas legados), tornando possível cobrir todo o processo de apuração e propiciando uma maior flexibilidade para os tratamentos demandados pelos setores contábil e fiscal.


Garantia de integridade entre o legado e a solução fiscal
Facilidade em incluir documentos/processos na integração
Flexibilidade e autonomia para alterar legado


Acesso à base do legado (Banco de Dados)
Apoio de DBA para ajuste de performance ou log, se necessário


Não alteramos o legado
Problemas de infraestrutura

Desenvolvimento de Customizações no Sistema

Devido ao complexo cenário tributário e os diversos perfis de empresa em atividade, é sabido que ajustes de processo por vezes são necessários. Através de análise de cenários e devida compreensão da demanda apresentada por cada empresa realizamos adequações na solução fiscal tornando-a compatível com o perfil tributário do cliente. Desenvolvemos as adequações necessárias e alterações nos objetos do sistema para garantir aderência ao processo de cada companhia.


Atender demanda específica
Suprir eventual omissão no produto
Otimização de processos
Consolidação de informação


Informação deve estar nas tabelas Synchro e/ou ser passível de cálculo


Alteração em objeto padrão da Synchro
Alteração em rotinas WEB

Revisão da Apuração (LFIS, LIMP, GRID e RA)

Nosso objetivo é apoiar em todo o processo fiscal e contábil. Visto isso, o apoio na geração e revisão dos processos de apuração dos impostos é essencial para garantir à empresa que seus sistemas estão devidamente configurados e que suas regras de apuração estão adequadas à legislação tributária brasileira. Além disso, a revisão propicia realizar os devidos ajustes para melhoria de performance do ambiente produtivo.


Agilização da apuração
Eliminação de redundância
Melhoria no processo interno
Ganho de performance da equipe


Regras de acordo com a legislação
Aprovação da equipe fiscal


Não há

Suporte na Geração das Obrigações Acessórias

Nosso complexo cenário de entregas fiscais envolvendo diversos legisladores (municipal, estadual e federal) demanda a geração de um grande numero de guias e declarações a serem apresentadas em diversos períodos. A GESIF auxilia na Indicação dos requisitos necessários para a geração das obrigações em questão, apoia na configuração dos parâmetros para adequação e, quando necessário, auxilia na sugestão de correções na origem dos dados informados.


Garantia de compliance com o validador
Segurança da informação oferecida ao fisco
Evita retrabalho


Processo de cargas/apuração revisado
Parâmetros das obrigações atendidos


Configuração em conflito com a legislação

Esclarecimento às Dúvidas Funcionais no Synchro

Para garantir tranquilidade na operação fiscal, oferecemos o serviço de orientação quanto a utilização das funcionalidades do sistema Synchro, tal como a Indicação de passo a passo de processos básicos na aplicação para o seu devido uso, possibilitando assim uma fácil adaptação da área usuária à novos processos e a maior aderência da solução fiscal com a realidade da empresa.


Melhor aproveitamento do sistema
Garantia de treinamento contínuo
Menor necessidade de customização
Suporte ao turnover


Usuário deve ser funcionário do cliente
Para treinamentos mais complexos, disponibilizar um ambiente de homologação


Treinamento em períodos de fechamento

Consultoria Tributária

Com vasta experiência de mercado adquirida apoiando empresas de grande porte, nossos consultores possuem o preparo e a visão criteriosa necessários para analisar o atual cenário tributário de sua empresa, possibilitando assim a definição das ações mais adequadas para a obtenção de melhores resultados e entregas ao FISCO com maior grau de confiabilidade e coerência.

Apoio às Dúvidas na Aplicação da Legislação

Para esclarecer as mais diversas questões geradas em função da complexidade e extensão da legislação aplicada nas operações da empresa, a nossa equipe de consultores oferece total apoio na análise das normas legais e avaliação dos efeitos sobre os processos do seu negócio, garantindo assim que todas as mudanças sejam corretamente aplicadas e as operações estejam plenamente aderentes a legislação.


Profissionais do setor apoiados por consultores especializados
Orientações direcionadas às operações realizadas pela empresa
Suporte na execução das mudanças necessárias
Garantia de que as operações estejam aderentes a legislação
Parecer detalhado e amparado por embasamento ou referências


Descrever com o máximo de detalhes a dúvida a ser respondida


Não se propõe a indicar previamente as alterações na legislação
Limitação de informações disponíveis na ocasião de emissão do parecer

Revisão dos Métodos de Apuração e Recolhimento

Efetuamos uma análise das operações realizadas pela empresa para avaliar se todos os processos de apuração estão de acordo com as exigências imposta pela legislação, evitando, assim, que a sua empresa fique sujeita a incorreções nos recolhimentos realizados e que constitua um passivo tributário que possa comprometer a continuidade das operações no futuro.


Verificação dos métodos de apuração e recolhimento dos tributos
Redução de exposição fiscal e, consequentemente, multas por incorreções
Garantia de aderência dos processos de cálculo a legislação tributária
Possibilita identificar oportunidades de redução da carga tributária


Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise


Não contempla a correção das informações ou retificação das apurações

Diagnóstico e Planejamento Tributário

Nossa equipe de especialistas realizam uma profunda avaliação das operações praticadas pela empresa em busca de oportunidades para redução da carga tributária, permitindo, assim, que se tenha uma economia financeira através do melhor aproveitamento das alternativas disponíveis na legislação tributária, dessa forma, a sua empresa se torna mais competitiva e você maximiza os lucros da operação.


Redução da carga tributária e, consequentemente, economia financeira
Identificação de oportunidades para aplicação de algum benefício ou incentivo
Possibilita verificar a existência de operações irregulares
Sugestão de cenários mais favoráveis para as operações realizadas
Maior competitividade em função da redução do custo fiscal


Relatar todos os tipos de operações realizadas pela empresa
Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise


Não contempla a execução das melhorias ou correções identificadas

Análise de Processos e Controles Internos

Ferramenta essencial para proteger o patrimônio de qualquer organização, a existência de procedimentos adequados permite identificar fatores capazes de comprometer as operações realizadas pela empresa ou a qualidade das informações. Nesse sentido, a experiência de nossos consultores pode oportunizar a melhoria de processos que impactam na escrituração contábil e fiscal da sua empresa, identificando oportunidades de melhoria ou correção.


Análise dos métodos utilizados para controle de processos
Recomendação de ajustes no processo para melhoria da eficiência e eficácia
Possibilita verificar a existência de operações irregulares
Identificação de oportunidades para redução de custo operacional


Permitir que o consultor acompanhe a realização de todas as etapas do processo
Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise


Não contempla a execução das melhorias ou correções sugeridas

Indicação das Alíquotas dos Tributos

A extensão da legislação torna cada vez mais complexo o correto enquadramento tributário dos produtos e operações da empresa. Nossos especialistas analisam constantemente todos os detalhes e exceções constantes nas normas legais para dar total apoio na definição das alíquotas mais adequadas para cada situação, evitando, assim, que sua empresa seja onerada por uma tributação inadequada.


Apoio na definição da alíquota mais adequada para cada situação
Evita a tributação inadequada dos produtos e operações
Possibilita reduzir a carga tributária com o correto enquadramento


Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise


Tratamento divergente em função da operação realizada diferente da relatada
Limitação de informações disponíveis na ocasião de emissão do parecer

Revisão de Incentivos e Recuperação de Créditos

Atualmente muitas organizações recorrem a incentivos para suavizar a carga tributária de suas operações e se tornarem mais competitiva, do mesmo modo, a recuperação de créditos permite a empresa melhorar o seu fluxo de caixa compensando o pagamento de tributos ou recuperando em espécie parte do saldo credor existente. A nossa equipe de consultores pode ajudar nessa árdua tarefa, haja visto a complexidade da legislação e os impactos gerados com uma eventual falha no aproveitamento desses créditos fiscais.


Avaliação dos requisitos para manutenção de incentivos
Total apoio no aproveitamento dos créditos fiscais
Identificar a existências de outras oportunidades de aplicação do benefício


Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise


Limitação de informações disponíveis na ocasião de emissão do parecer

Cursos de Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional

É importante manter os profissionais de uma organização alinhados com as mudanças ocorridas na legislação tributária e obrigações acessórias. Dessa forma, a GESIF realiza cursos personalizados para atender as necessidades específicas do seu negócio, permitindo assim, que a equipe fiscal e contábil da sua empresa esteja sempre preparada para superar os desafios da operação diária.


Cursos voltados para as necessidades dos profissionais da sua empresa
Evita a ocorrência de multas geradas por falhas nas entregas
Profissionais preparados para superar os desafios da operação diária
Identificar oportunidades de melhoria nos processos da empresa
Consultores disponíveis para responder as dúvidas após o termino do curso


A empresa deverá relatar o escopo do curso à ser desenvolvido
Fornecer detalhes necessários para esclarecimento das dúvidas apresentadas


Limitação de informações disponíveis na ocasião de realização do curso

Monitoramento da Legislação Tributária

Nossa equipe de consultores acompanha diariamente as alterações ocorridas na legislação tributária das esferas estadual e federal para oferecer aos nossos clientes todas as informações necessárias para o mais correto enquadramento de suas operações. Dessa forma, sua empresa se mantem atualizada e garante a aplicação de todas as mudanças, evitando erros e multas decorrentes do desconhecimento das alterações na legislação.


Identificação da legislação relacionada aos negócios realizados pela empresa
Permite a correta tributação das operações de entrada e saídas
Redução de exposição fiscal e, consequentemente, multas por incorreções
Possibilita identificar oportunidades de redução da carga tributária
Fornece diversas tabelas fiscais para aplicação nas regras do seu sistema


Relatar todos os tipos de operações realizadas pela empresa
Disponibilizar o acesso as obrigações acessórias necessárias ao mapeamento


São identificadas apenas as normas vigentes no período de monitoramentobr
Não são monitoradas as normas aplicáveis às operações não relatadas

Parecer sobre a Consistência das Obrigações Acessórias

Realizamos uma profunda análise das informações apresentadas nas obrigações acessórias da sua empresa, verificando a integridade entre os registros da obrigação e cruzamento com outras declarações, evitando a apresentação de dados divergentes e reduzindo o risco de exposição a multas por informações inexatas, incompletas ou omitidas.


Análise dos dados informados nos vários registros da obrigação
Cruzamento de informações entre diversas obrigações entregues ao fisco
Indicação dos problemas mais críticos e sugestão para correção
Redução de exposição fiscal e, consequentemente, multas por incorreções
Verificação de alíquotas e cálculos realizados nos documentos e apuração


Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise das obrigações


Não contempla a correção das informações ou retificação das obrigações

Monitoramento e Recuperação de XMLs

É um produto criado pela GESIF para identificar, de forma imediata, as NFes emitidas contra a sua empresa, permitindo que você saiba exatamente quando o seu CNPJ foi utilizado para a emissão de notas fiscais, carta de correção ou cancelamento. Dessa forma, você garante a integridade do seu repositório de XMLs e maior qualidade na escrituração e obrigações fiscais.

Aliado a isso, realizamos também a verificação e recuperação dos XMLs apresentados nas obrigações acessórias da sua empresa e não arquivados no seu repositório de DFes, evitando multas por falta do XML das NFes/CTes apresentadas nas obrigações acessórias.


Identificar todas as NFes emitidas contra sua empresa
Saber se foi realizada alguma correção ou cancelamento após o recebimento
Garantir que o seu repositório de XMLs está completo
Prevenir a sua empresa de multas por falta ou falha na escrituração fiscal
Disponibilizar os XMLs emitidos contra a empresa e não enviados pelo fornecedor
Permite integração com o sistema ERP utilizado pela empresa


Disponibilizar o certificado digital e senha, o mesmo utilizado na emissão das suas NFes
Liberação do domínio gesif.com.br para acesso pelo usuário ao Monitor XML
Acesso ao seu repositório de XMLs para verificação instantânea da integridade (opcional)


Não são monitorados os CTes emitidos contra o CNPJ da empresa
Indisponibilidade temporária do ambiente liberado pela SEFAZ
Verificação dos XMLs emitidos antes da habilitação da ferramenta

Assessoria Jurídica

Diante de uma das mais elevadas cargas tributárias do planeta e de uma legislação extremamente complexa em constante mudança, uma das grandes necessidades das corporações é o apoio na interpretação legal e o contencioso tributário. A GESIF possui competências comprovadas estando apta a atuar em diversos temas do Direito Tributário, atendendo as necessidades específicas de cada cliente.

Apoio Jurídico Tributário e Societário Preventivo

Defesas em Autuações Fiscais e Lançamento de Débitos

Acompanhamento em Fiscalizações e Diligências

Processos em Regimes Especiais Tributários

Elaboração de Consultas de Interpretação da Legislação

Ações de Constituição de Créditos Tributários

Defesas em Processos de Execução Fiscal

Avaliação da Conformidade do Planejamento Tributário

Elaboração de Pedidos de Restituição e Ressarcimento

Obtenção de Certidões Negativas de Débito