Sustentação Tributária
A quantidade de tributos existentes e o número de normas publicadas para disciplinar a matéria tributária tornam cada vez mais difícil o acompanhamento da legislação e o cumprimento das obrigações. Aliado a isso, a implantação do SPED trouxe inovações na forma de emissão das notas fiscais, apuração dos impostos e apresentação das obrigações acessórias.
Para que a companhia se mantenha alinhada com todas estas mudanças sem perder o foco nos processos diários do negócio, é importante estar amparado por serviços de apoio especializados para lhe dar embasamento nas decisões estratégicas e operacionais da empresa. Diante desse contexto, onde o volume de informação é maior do que podemos assimilar, surge o nosso conceito de sustentação tributária, conforme você pode conferir abaixo:

Sistema Synchro
Concebidas para assegurar confiabilidade e performance, as soluções SYNCHRO fazem uso de tecnologias reconhecidas pelo mercado, integradas de forma transparente aos principais ERP’s, seja no ambiente WEB ou cliente-servidor. A GESIF é parceira Synchro na implementação dos sistemas e em todo processo de sustentação do ambiente produtivo. Conheça mais sobre a Synchro.
A GESIF é parceira Ouro Synchro


- Instalação do Sistema e Atualização de Versões
- Controle de Versão e Atualização das Obrigações
- Configuração e Parametrização do Sistema
- Apoio aos Chamados Synchro no Mikael
- Ajustes em Documentos Conforme Solicitação
- Verificação da Integração Legado x Synchro
- Desenvolvimento de Customizações no Sistema
- Revisão da Apuração (LFIS, LIMP, GRID e RA)
- Suporte na Geração das Obrigações Acessórias
- Esclarecimento às Dúvidas Funcionais no Synchro
Instalação do Sistema e Atualização de Versões
Dadas as diversas alterações tributárias e novos projetos do FISCO, manter os sistemas fiscais devidamente atualizados e aderentes ao atendimento às demandas se torna uma necessidade constante. O objetivo deste serviço é tornar a gestão de atualizações das aplicações Synchro e sua implementação uma tarefa de fácil gestão para as equipes de TI e Fiscal das empresas, garantindo eficácia nos processos executados e alta performance para a solução fiscal.
Manter sua instalação atualizada
Garantir funcionamento adequado da aplicação
Garantir aderência das customizações
Liberar equipe de TI para outras atividades
Disponibilizar acesso a Banco de Dados e aplicação
Manter backup do ambiente de Produção
Testes de homologação serão feitos pela equipe do cliente
Controle de Versão e Atualização das Obrigações
Da mesma forma que possuir uma solução fiscal diferenciada é importante, mantê-la atualizada é um fator determinante para o sucesso nas entregas fiscais e contábeis. A Gesif auxilia você neste processo, garantindo agilidade no processo de atualização e confiabilidade para sua empresa se focar na apuração e na qualidade dos dados apresentados.
Controle apenas das obrigações relativas ao seu negócio
Garantia de aderência às mudanças legais
Redução de abertura de chamados na Synchro
Segurança para equipe fiscal que a aplicação está compliance
Aprovação da Equipe fiscal para atualizar
Tempo hábil para aplicar em homologação
Liberação pela Synchro muito próxima da entrega da obrigação
Configuração e Parametrização do Sistema
Para garantir um alto grau de conformidade legal, sabemos que manter as aplicações fiscais seguindo devidamente o que as alterações propostas pelos FISCOS preveem é necessário e uma atividade executada repetidas vezes no ano. Visto isso, a GESIF elaborou metodologias para manter os parâmetros da solução fiscal Synchro atualizados conforme a demanda de cada cliente.
Agilidade em implementar ou corrigir regras
Otimização do processo de apuração
Segurança em executar as apurações
Solicitação de apoio da equipe fiscal
Descrição da necessidade ou mudança legal
Existência de regra anterior
Conflito entre regras
Apoio aos Chamados Synchro no Mikael
O objetivo do serviço de apoio aos chamados Synchro é garantir para as áreas de TI e Contábil/Fiscal a correta Montagem de evidências para registro de problemas na aplicação, tal como a interação com o Suporte Synchro durante o andamento do chamado. Após a solução do problema em questão ser desenvolvida, realizamos os testes e homologação da solução encaminhada.
Facilidade em informar evidências
Melhor detalhamento do problema
Resposta mais rápida para os chamados devido ao acesso à equipe Synchro
Agilidade no atendimento com forte Interação com equipe Synchro
Detalhar o erro com precisão
Verificar se a versão está atualizada
Não há
Ajustes em Documentos Conforme Solicitação
Para termos garantia de compliance fiscal, sabemos que a correta escrituração fiscal é de extrema importância, demandando eventuais ajustes. Nossa equipe realiza os ajustes (updates) solicitados pelo usuário para correções em campos de documentos já integrados na solução fiscal, propiciando a entrega da informação conforme esperado pela empresa.
Adequar ou corrigir informações para acertar apuração
Garantia de integridade relacional no ambiente Synchro
Agilização no processo na impossibilidade de acerto na origem
Solicitação pelo cliente especificando o objetivo (obrigação)
Alteração de campo-chave no Synchro
Verificação da Integração Legado x Synchro
Um dos pontos mais sensíveis para o correto desempenho da solução fiscal é a integração. Por conta disso, temos expertise na manutenção, configuração e tunning das integrações Synchro (EBS, INFOR, SAP, e sistemas legados), tornando possível cobrir todo o processo de apuração e propiciando uma maior flexibilidade para os tratamentos demandados pelos setores contábil e fiscal.
Garantia de integridade entre o legado e a solução fiscal
Facilidade em incluir documentos/processos na integração
Flexibilidade e autonomia para alterar legado
Acesso à base do legado (Banco de Dados)
Apoio de DBA para ajuste de performance ou log, se necessário
Não alteramos o legado
Problemas de infraestrutura
Desenvolvimento de Customizações no Sistema
Devido ao complexo cenário tributário e os diversos perfis de empresa em atividade, é sabido que ajustes de processo por vezes são necessários. Através de análise de cenários e devida compreensão da demanda apresentada por cada empresa realizamos adequações na solução fiscal tornando-a compatível com o perfil tributário do cliente. Desenvolvemos as adequações necessárias e alterações nos objetos do sistema para garantir aderência ao processo de cada companhia.
Atender demanda específica
Suprir eventual omissão no produto
Otimização de processos
Consolidação de informação
Informação deve estar nas tabelas Synchro e/ou ser passível de cálculo
Alteração em objeto padrão da Synchro
Alteração em rotinas WEB
Revisão da Apuração (LFIS, LIMP, GRID e RA)
Nosso objetivo é apoiar em todo o processo fiscal e contábil. Visto isso, o apoio na geração e revisão dos processos de apuração dos impostos é essencial para garantir à empresa que seus sistemas estão devidamente configurados e que suas regras de apuração estão adequadas à legislação tributária brasileira. Além disso, a revisão propicia realizar os devidos ajustes para melhoria de performance do ambiente produtivo.
Agilização da apuração
Eliminação de redundância
Melhoria no processo interno
Ganho de performance da equipe
Regras de acordo com a legislação
Aprovação da equipe fiscal
Não há
Suporte na Geração das Obrigações Acessórias
Nosso complexo cenário de entregas fiscais envolvendo diversos legisladores (municipal, estadual e federal) demanda a geração de um grande numero de guias e declarações a serem apresentadas em diversos períodos. A GESIF auxilia na Indicação dos requisitos necessários para a geração das obrigações em questão, apoia na configuração dos parâmetros para adequação e, quando necessário, auxilia na sugestão de correções na origem dos dados informados.
Garantia de compliance com o validador
Segurança da informação oferecida ao fisco
Evita retrabalho
Processo de cargas/apuração revisado
Parâmetros das obrigações atendidos
Configuração em conflito com a legislação
Esclarecimento às Dúvidas Funcionais no Synchro
Para garantir tranquilidade na operação fiscal, oferecemos o serviço de orientação quanto a utilização das funcionalidades do sistema Synchro, tal como a Indicação de passo a passo de processos básicos na aplicação para o seu devido uso, possibilitando assim uma fácil adaptação da área usuária à novos processos e a maior aderência da solução fiscal com a realidade da empresa.
Melhor aproveitamento do sistema
Garantia de treinamento contínuo
Menor necessidade de customização
Suporte ao turnover
Usuário deve ser funcionário do cliente
Para treinamentos mais complexos, disponibilizar um ambiente de homologação
Treinamento em períodos de fechamento
Consultoria Tributária
Com vasta experiência de mercado adquirida apoiando empresas de grande porte, nossos consultores possuem o preparo e a visão criteriosa necessários para analisar o atual cenário tributário de sua empresa, possibilitando assim a definição das ações mais adequadas para a obtenção de melhores resultados e entregas ao FISCO com maior grau de confiabilidade e coerência.
- Apoio às Dúvidas na Aplicação da Legislação
- Revisão dos Métodos de Apuração e Recolhimento
- Diagnóstico e Planejamento Tributário
- Análise de Processos e Controles Internos
- Enquadramento e Monitoramento Tributário
- Revisão de Incentivos e Recuperação de Créditos
- Cursos para Aperfeiçoamento Profissional
- Defesas em Autuações Fiscais e Lançamento de Débitos
- Parecer sobre a Consistência das Obrigações Acessórias
- Apoio Jurídico Tributário e Societário
Apoio às Dúvidas na Aplicação da Legislação
Para esclarecer as mais diversas questões geradas em função da complexidade e extensão da legislação aplicada nas operações da empresa, a nossa equipe de consultores oferece total apoio na análise das normas legais e avaliação dos efeitos sobre os processos do seu negócio, garantindo assim que todas as mudanças sejam corretamente aplicadas e as operações estejam plenamente aderentes a legislação.
Profissionais do setor apoiados por consultores especializados
Orientações direcionadas às operações realizadas pela empresa
Suporte na execução das mudanças necessárias
Garantia de que as operações estejam aderentes a legislação
Parecer detalhado e amparado por embasamento ou referências
Descrever com o máximo de detalhes a dúvida a ser respondida
Não se propõe a indicar previamente as alterações na legislação
Limitação de informações disponíveis na ocasião de emissão do parecer
Revisão dos Métodos de Apuração e Recolhimento
Efetuamos uma análise das operações realizadas pela empresa para avaliar se todos os processos de apuração estão de acordo com as exigências imposta pela legislação, evitando, assim, que a sua empresa fique sujeita a incorreções nos recolhimentos realizados e que constitua um passivo tributário que possa comprometer a continuidade das operações no futuro.
Verificação dos métodos de apuração e recolhimento dos tributos
Redução de exposição fiscal e, consequentemente, multas por incorreções
Garantia de aderência dos processos de cálculo a legislação tributária
Possibilita identificar oportunidades de redução da carga tributária
Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise
Não contempla a correção das informações ou retificação das apurações
Diagnóstico e Planejamento Tributário
Nossa equipe de especialistas realizam uma profunda avaliação das operações praticadas pela empresa em busca de oportunidades para redução da carga tributária, permitindo, assim, que se tenha uma economia financeira através do melhor aproveitamento das alternativas disponíveis na legislação tributária, dessa forma, a sua empresa se torna mais competitiva e você maximiza os lucros da operação.
Redução da carga tributária e, consequentemente, economia financeira
Identificação de oportunidades para aplicação de algum benefício ou incentivo
Possibilita verificar a existência de operações irregulares
Sugestão de cenários mais favoráveis para as operações realizadas
Maior competitividade em função da redução do custo fiscal
Relatar todos os tipos de operações realizadas pela empresa
Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise
Não contempla a execução das melhorias ou correções identificadas
Análise de Processos e Controles Internos
Ferramenta essencial para proteger o patrimônio de qualquer organização, a existência de procedimentos adequados permite identificar fatores capazes de comprometer as operações realizadas pela empresa ou a qualidade das informações. Nesse sentido, a experiência de nossos consultores pode oportunizar a melhoria de processos que impactam na escrituração contábil e fiscal da sua empresa, identificando oportunidades de melhoria ou correção.
Análise dos métodos utilizados para controle de processos
Recomendação de ajustes no processo para melhoria da eficiência e eficácia
Possibilita verificar a existência de operações irregulares
Identificação de oportunidades para redução de custo operacional
Permitir que o consultor acompanhe a realização de todas as etapas do processo
Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise
Não contempla a execução das melhorias ou correções sugeridas
Enquadramento e Monitoramento Tributário
A extensão da legislação torna cada vez mais complexo o correto enquadramento tributário dos produtos e operações da empresa. Nossos especialistas analisam constantemente todos os detalhes e exceções constantes nas normas legais para dar total apoio na definição das alíquotas mais adequadas para cada situação, evitando, assim, que sua empresa seja onerada por uma tributação inadequada.
Nossa equipe de consultores acompanha diariamente as alterações ocorridas na legislação tributária das esferas estadual e federal para oferecer aos nossos clientes todas as informações necessárias para o mais correto enquadramento de suas operações. Dessa forma, sua empresa se mantem atualizada e garante a aplicação de todas as mudanças, evitando erros e multas decorrentes do desconhecimento das alterações na legislação.
Identificação da legislação relacionada aos negócios realizados pela empresa
Permite a correta tributação das operações de entrada e saídas
Evita a tributação inadequada dos produtos e operações
Redução de exposição fiscal e, consequentemente, multas por incorreções
Possibilita identificar oportunidades de redução da carga tributária
Fornece diversas tabelas fiscais para aplicação nas regras do seu sistema
Relatar todos os tipos de operações realizadas pela empresa
Disponibilizar o acesso as obrigações acessórias necessárias ao mapeamento
São identificadas apenas as normas vigentes no período de monitoramento
Não são monitoradas as normas aplicáveis às operações não relatadas
Tratamento divergente em função da operação realizada diferente da relatada
Revisão de Incentivos e Recuperação de Créditos
Atualmente muitas organizações recorrem a incentivos para suavizar a carga tributária de suas operações e se tornarem mais competitiva, do mesmo modo, a recuperação de créditos permite a empresa melhorar o seu fluxo de caixa compensando o pagamento de tributos ou recuperando em espécie parte do saldo credor existente. A nossa equipe de consultores pode ajudar nessa árdua tarefa, haja visto a complexidade da legislação e os impactos gerados com uma eventual falha no aproveitamento desses créditos fiscais.
Avaliação dos requisitos para manutenção de incentivos
Total apoio no aproveitamento dos créditos fiscais
Identificar a existências de outras oportunidades de aplicação do benefício
Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise
Limitação de informações disponíveis na ocasião de emissão do parecer
Cursos para Aperfeiçoamento Profissional
É importante manter os profissionais de uma organização alinhados com as mudanças ocorridas na legislação tributária e obrigações acessórias. Dessa forma, a GESIF realiza cursos personalizados para atender as necessidades específicas do seu negócio, permitindo assim, que a equipe fiscal e contábil da sua empresa esteja sempre preparada para superar os desafios da operação diária.
Cursos voltados para as necessidades dos profissionais da sua empresa
Evita a ocorrência de multas geradas por falhas nas entregas
Profissionais preparados para superar os desafios da operação diária
Identificar oportunidades de melhoria nos processos da empresa
Consultores disponíveis para responder as dúvidas após o termino do curso
A empresa deverá relatar o escopo do curso à ser desenvolvido
Fornecer detalhes necessários para esclarecimento das dúvidas apresentadas
Limitação de informações disponíveis na ocasião de realização do curso
Parecer sobre a Consistência das Obrigações Acessórias
Realizamos uma profunda análise das informações apresentadas nas obrigações acessórias da sua empresa, verificando a integridade entre os registros da obrigação e cruzamento com outras declarações, evitando a apresentação de dados divergentes e reduzindo o risco de exposição a multas por informações inexatas, incompletas ou omitidas.
Análise dos dados informados nos vários registros da obrigação
Cruzamento de informações entre diversas obrigações entregues ao fisco
Indicação dos problemas mais críticos e sugestão para correção
Redução de exposição fiscal e, consequentemente, multas por incorreções
Verificação de alíquotas e cálculos realizados nos documentos e apuração
Disponibilizar o acesso a todas as informações necessárias para a análise das obrigações
Não contempla a correção das informações ou retificação das obrigações
Parceria Jurídica
Diante de uma das mais elevadas cargas tributárias do planeta e de uma legislação extremamente complexa em constante mudança, uma das grandes necessidades das corporações é o apoio na interpretação legal e o contencioso tributário. A GESIF elaborou sólidas parcerias com escritórios que possuem competências comprovadas estando aptos a atuar em diversos temas do Direito Tributário, atendendo as necessidades específicas de cada cliente.