Procergs restabelece data center e sistemas informatizados do Estado voltam a operar no dia 27/05
No dia 25 de maio de 2024 o governo do Estado do Rio Grande do Sul, informou através de seu portal de notícias, que a partir de sábado (25/05), começou o processo para reativar o data center da Procergs, que foi desligado preventivamente em 6 de maio por conta dos alagamentos que atingiram a sede da companhia, na região central de Porto Alegre.
A previsão era de que na segunda-feira, 27 de maio, os sistemas do Estado, que ainda permaneciam fora do ar, voltem a funcionar.
Segundo a publicação original:
Coordenado pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), as várias frentes de trabalho que permitiram iniciar a retomada incluíram a montagem de grandes estruturas elétricas alternativas, contando com três geradores de grande porte (2200 Kw), nove toneladas de cabos e novo sistema de no break com 13 toneladas de equipamentos, todos instalados em um ambiente elevado a seis metros de altura a partir do solo.
O processo ocorreu em etapas, iniciando pela ativação da alimentação elétrica do prédio e concluindo com o restabelecimento de todos os sistemas, sem impacto no banco de dados.
Processo de religamento
O processo de religamento é extenso, complexo e composto por diversas etapas, divididas em três grandes grupos: religação da infraestrutura elétrica e térmica, religação da infraestrutura eletrônica (composta por mais de 4 mil itens) e, por fim, a reativação dos sistemas e dos serviços em si.
As equipes de trabalho envolvidas com a reativação da infraestrutura elétrica e térmica, formadas por quase 50 profissionais, entre engenheiros e técnicos eletricistas, atuaram durante toda a madrugada e restabeleceram a energia neste sábado.
A segunda etapa é a religação dos equipamentos de tecnologia de informação e comunicação, o data center em si, composto por mais de 4 mil itens, processo que está em curso. Na sequência, com toda a infraestrutura disponível, entrarão em ação mais de 600 profissionais, divididos em seis equipes, para iniciarem a reativação de todos os sistemas e serviços que eventualmente ainda não estão no ar.
Grande parte dos serviços essenciais permaneceram ativos, em infraestruturas paralelas, como o ambiente de disaster recovery da Procergs (segundo data center) ou no ambiente de nuvem (cloud).
A Procergs gerencia mais de 900 sistemas, que cumprem as mais diversas funções em diferentes áreas da administração pública.
Texto: Ascom SPGG
Edição: Secom
Fonte: Governo do Estado do Rio Grande do Sul.